sexta-feira, 29 de novembro de 2013

RESOLUÇÕES SOBRE DISCIPULADO NO 4º FÓRUM DE EVANGELISMO DA CGADB

A PRÁTICA DO DISCIPULADO DE NOVOS CONVERTIDOS E PEQUENOS GRUPOS DE EVANGELISMO NA ASSEMBLEIA DE DEUS NO BRASIL

O Senhor Jesus é o exemplo máximo no Discipulado. Em seu ministério, o amado Mestre discipulou durante 3 anos seus doze apóstolos, através de atos e palavras. Após a ressurreição do Senhor, os discípulos receberam a Grande Comissão do Amado Salvador, conforme MT. 28.19-20. Portanto, Discipulado não é tarefa exclusiva de um departamento na Igreja, mas é a essência da Missão Igreja.

A igreja, portanto, não deve se preocupar apenas com o número de pessoas assentadas nos seus bancos, mas se estas são discípulos. Quantidade e qualidade são importantes, e alcançar estas duas só será possível através do Discipulado. Se o Discipulado for a prioridade, a porta dos fundos vai sendo fechada e a rotatividade presente em muitas de nossas igrejas ira diminuir.

Entendemos que o Discipulado é a valorização da ação do Espirito Santo na vida do pecador. Pois Jesus o salvou e nos devemos investir tempo cuidando do novo convertido. Discipulado é tirar um pouco o foco da ação e colocar o foco nas pessoas.

Percebemos que o pastor presidente da Igreja deve ser o responsável principal pelo Discipulado. Sem o incentivo e apoio do Pastor Presidente a Igreja não terá um trabalho relevante de Discipulado. O pastor tem o dever de preparar os discipuladores e colocar como prioridade de ação o Discipulado dos novos convertidos. 

Pensando no grande número de decisões que se seguirão por meio dos projetos do fórum de evangelização, propomos que todas as Convenções e Escolas Bíblicas tenham como tema principal no ano 2014 o "Discipulado", sendo sugerido pela Presidência da CGADB.

Propomos que a Igreja ore e jejue pelos novos convertidos e pelo Discipulado em todo o Brasil, em um dia especifico do ano. Instituir o dia  ou semana Nacional do Discipulado. Entendemos que é a ação do Espírito Santo que dará sucesso ao trabalho do Discipulado.

Propomos que um trimestre da EBD em 2014 trate sobre Discipulado, especialmente no segundo trimestre, levando em consideração a copa do mundo, onde milhares de vidas se decidirão a Cristo.

Lembramos que todas as ações sugeridas devem ser adaptadas à realidade local.


AÇÕES PRÁTICAS PARA POTENCIALIZAR O DISCIPULADO DE NOVOS CONVERTIDOS NO BRASIL

1 - Trabalhar para melhorar a recepção da igreja. "A pessoa vai onde é convidada, a pessoa fica onde é bem recebida e a pessoa volta onde for bem tratada" (Pr. Antônio Gilberto). Treinar os recepcionistas da Igreja para sempre receberem as pessoas com um sorriso, anotando o nome para apresentar, se o visitante quiser. Toda congregação deve reservar lugares (na frente, no meio e no final da Igreja) especiais para os visitantes. Incentivar os irmãos para convidarem as pessoas para os cultos e se assentarem, se possível, ao seu lado na reunião.

2 - Toda a igreja precisa ter FICHAS DE DECISÃO para registrar os dados das pessoas que se decidem a Cristo, com campos específicos para registrar o posterior acompanhamento do novo crente. Se a pessoa que o convidou não puder acompanha-lo e discípula-lo, devemos ter pessoas preparadas para orar pelo novo decidido no momento do apelo, e já adota-lo para o Discipulado. Conscientizar todos os evangelizadores que em todas as decisões acontecidas fora do Templo devem ser registradas na ficha de decisão.

3 - Ter um departamento próprio de DISCIPULADO na Igreja, com a finalidade e responsabilidade de acompanhar o novos decididos imediatamente após a conversão, através de conselheiros que realizem o pré-Discipulado depois do culto, e dêem seqüência na consolidação.

4 - Fazer o contato imediato para iniciar a consolidação e dar boas vindas através dos meios de comunicação disponíveis: email, SMS  (mensagem de texto no celular), telefonemas em horários convenientes, redes sociais, carta pastoral, etc.

4 - Marcar visita ao novo convertido em no maximo 48h após a decisão, quando pode ser levado um kit com Biblia, DVD da Igreja, materiais evangelisticos e a própria lição do Discipulado. A visita deve durar no máximo 40m. Nas visitas e no Discipulado propriamente dito deve se ter cuidado para serem realizadas por pessoas com a mesma linguagem, se possível a mesma faixa etária, e nível intelectual e cultural.

5 - O Discipulado na Escola Bíblica Dominical deverá ser realizado com as lições já existentes da CPAD, fazendo o acompanhamento durante a semana com contatos pelos meios de comunicação, acompanhamento na Frequência dos cultos, e atividades de integração. Incentivar o novo convertido a freqüentar prioritariamente o culto de doutrina da Igreja ou reunião especifica para eles.

6 - Trabalhar na Integração de novos convertidos através de Grupos de louvores, retiros, cafés, jantares, ensaios, campanhas de oração e jejum e também outras atividades. Quanto antes o novo crente for integrado à Igreja, maior será a possibilidade de permanência. Fazer também as formaturas do Discipulado com a entrega de diplomas nos culto da vitória, cultos públicos, encerramento da EBD ou cultos que tenham visitantes, com objetivo de incentivar novas pessoas ao Discipulado.

7 - Propomos que todas as faixas etárias da Igreja devem passar pelo Discipulado. Ex.: crianças para o fortalecimento da fé, adolescentes para se prepararem para o batismo, jovens para se prepararem para enfrentar as filosofias mundanas na universidade, e para os universitários se manterem firmes durante o período na academia, Discipulado no lar com casais como incentivo para o Culto Domestico. Todos estes grupos usando com lições especificas de Discipulado para cada faixa etária.

8 - Realizar um congresso a nível nacional para tratar do andamento do Discipulado no Brasil, enfatizando as melhores práticas realizadas no país, e tendo palestrantes para formar discipuladores em cada faixa etária. Assim investiremos na preparação e no treinamento de pessoas na Igreja para que se tornem melhores discipuladores.

9 - Usar alternativas para aproximar o discipulado das pessoas, como: Discipulado empresarial, Discipulado nas Universidades, Discipulado nos presídios, alfabetização (para Discipular os analfabetos), discipulado de esportistas, policiais, bombeiros, correios, e todos os demais segmentos.

10 - Preparar os discipuladores e a igreja em geral através de cursos de aconselhamento, para poderem receberem e discipularem as pessoas problemáticas da nossa sociedade: homossexuais, prostitutas, drogados, ex-presidiários, pedófilos, etc. Pensamos que devemos tratar estes problemas sem demonizar as pessoas.

11 - Propomos que a Igreja trabalhe muito nas reuniões nos lares.
O Discipulado nos lares foi a estratégia utilizada pela Igreja primitiva, conforme vemos em Atos 5.42 e Atos 20.20. Portanto, temos que voltar a esta prática, que também foi utilizada pelos nossos pioneiros, Daniel Berg e Gunnar Vingren, e que com o tempo foi deixado de lado. Quando Discipulamos as pessoas os lares, temos a possibilidade de alcançar os demais membros da família. Para tanto, criar uma lição especifica e resumida para ser ministrada nos lares em no máximo uma hora, para não enfadar as pessoas. Objetivo será trazer as pessoas ao Templo e Integra-las ao convívio da Igreja.

12 - Propomos ainda Estudos Bíblicos dirigidos nos lares, tanto de crentes como de pessoas não evangélicas, através de Pequenos grupos, contendo 03 a 04 crentes que liderem reuniões de curta duração, e que os anfitriões convidem os vizinhos, que dificilmente iriam a uma reunião na Igreja. Sugestão de tempo: de 40 minutos a uma hora e duração de 7 a 12 semanas. visando uma evangelização. Após o Estudo, marcar uma festa de recepção para recebe-los na igreja pela primeira vez, através de uma festa de boas vindas, a exemplo do Pai do Filho pródigo. Ex.: café, jantar, etc. Assim, conquistando a amizade e a confiança dos não-crentes e levando-os a visitar a Igreja.

13 - Sugerimos à CPAD que produza novos modelos de folhetos. Em todos os folhetos colocar um email, telefone e site com contatos para estudos bíblicos. Ter um banco de dados central para direcionar os decididos à Igreja local mais próxima. Criar uma oportunidade para, através dos folhetos evangelisticos, entrar nos lares e fazer o Discipulado.

Concluímos que o Discipulado deve ser tratado como prioridade pela Igreja brasileira. Não podemos falar de evangelização sem pensar de forma apaixonada no discipulado dos novos convertidos. "Evangelismo é dar um copo com água, Discipulado é mostrar a fonte" (Pr. Sérgio Melfior).


- Pr. Joary Jossué Carlesso - CIADESCP - Joinville - SC

- Pr Antônio Carlos F. de Jesus - CEADER - Nilopolis  - RJ

- Pr Daniel da Silva - Uberlândia - MG

- Pr Orlando Luiz de Carvalho - Linhares - ES

- Ev. Dario Rodrigues Alves - Campo Limpo Paulista - SP - Ministério do Belém

- Pr Jeferson Lopes de Barros - Vila Espanhola - SP - Ministério do Belém

- Dc. Daniel Souza Batista - Vila Espanhola - SP - Ministério de Belém

- Juçara Freitas Tanurcov - São Paulo - SP - Sede do Ministério do Belém 

- Eduardo de Miranda Filho - Itapevi - SP - Ministério de Belém


São Paulo (SP), 05 de outubro de 2013.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

1º CONGRESSO "Discipulado para o Brasil"


PARTICIPE DESTE GRANDE EVENTO!

Discipulado é uma das principais ferramentas para o cumprimento da Grande Comissão, deixada pelo Senhor Jesus em Mateus 28.19. Pensando em melhor capacitar os discipuladores e aqueles que amam este trabalho, a IEADJO promove o 1º Congresso Discipulado para o Brasil, que acontecerá de 17 a 22 de Setembro de 2013.
O evento pretende reunir discipuladores de todo o Brasil, além de palestrante de renome na área do Discipulado a nível nacional.
Informações e inscrições no site www.discipuladoparaobrasil.com.br
Confira abaixo os preletores e a programação:

PROGRAMAÇÃO GERAL

TERÇA-FEIRA
Culto de Ensino - início do Congresso
Preletor: Pr. Sérgio Melfior - O Discipulado e a visão pastoral
Cantores: Éder Carvalho / André e Felipe

QUARTA-FEIRA
Culto de Louvor e Adoração
Preletor: Pr. Aldo Galina - A formação de um discípulo de Cristo
Cantores: Éder Carvalho / Raquel Santoro

QUINTA-FEIRA
Culto da Vitória
Preletor: Pr. Cyro Mello - Fundamentos do Discipulado Cristão
Cantores: Raquel Santoro / Grupo Novo Viver

SEXTA-FEIRA
Abertura Oficial
Preletor: Pr. Nelson Luchtemberg - Evangelização e Discipulado: dois imperativos da Grande Comissão
Cantores: Éder Carvalho / Raquel Martins / Grupo Novo Viver / Raquel Santoro

SÁBADO PLENÁRIAS
MANHÃ
8h30 - Oração
9h00 - Louvor com Raquel Martins
9h15 - Plenária 1
             Preletor - Pr. Cyro Mello
10h15 - Coffee break
10h30 - Louvor com Evandro e Eliane
10h45 - Plenária 2
Preletor - Pr. Mário Sérgio de Araújo Silva - Discipulado e integração de novos convertidos
11h45 - Intervalo (Almoço)

TARDE PLENÁRIAS
14h00 - Oração
14h15 - Louvor com Raquel Martins
14h30 - Plenária 3
Preletor - Pr. Nelson Luchtenberg
15h30 - Coffee break
15h45 - Louvor com Éder Carvalho
16h00 - Plenária 4
Preletor - Pr. Cyro Mello
17h00 – Intervalo (Lanche)

NOITE CULTO
19h00 - Oração
19h30 - Culto com Formatura do CCADIS
Louvor com Éder Carvalho / Raquel Martins / Grupo Novo Viver
Preletor - Pr. Mário Sérgio de Araújo Silva

DOMINGO
MANHÃ EBD E PLENÁRIAS
8h30 - Oração
9h00 - EBD
Preletor - Pr. Cyro Mello
9h40 - Louvor com Raquel Martins
9h50 - Plenária 5
Preletor - Pr. Mário Sérgio de Araújo Silva 
10h30 – Louvor com Evandro e Eliane
10h40 – Plenária 6
                Preletor - Pr. Richard Zevenbergen - Discipulado transcultural
11h40 – Intervalo (Almoço)

TARDE PLENÁRIAS
14h00 - Oração
14h10 - Louvor com Evandro e Eliane
14h20 - Plenária 7
Preletor - Pr. Nelson Luchtenberg
15h00 - Coffee break
15h10 - Louvor com Raquel Martins
15h20 - Mesa Redonda
Preletor - Pr. Joary Jossué Carlesso - O discipulado nos lares e o crescimento da Igreja
16h40 – Intervalo (Lanche)

TARDE CULTO
17h00 – Culto da Família
Louvor: Thayza Araújo / Evandro e Eliane
Preletor - Pr. Mário Sérgio de Araújo Silva 

NOITE CULTO
19h00 – Grande Culto da Família
Louvor – Éder Carvalho / Raquel Martins / Evandro e Eliane / Grupo Novo Viver
Preletor - Pr. Cyro Mello


PROGRAMAÇÃO DAS OFICINAS

1 – OFICINA DE DISCIPULADO JOVEM
SÁBADO DE MANHÃ
8h30 – Oração no Templo Sede
9h00 – Divisão dos grupos
9h15 - Palestra 1
             Preletor: Ev. Dr. Sandro Nunes Vieira
10h30 - Coffee break
10h45 - Palestra 2
Preletor : Pr. Cássio Rodrigo Ruthes 
11h45 - Intervalo (Almoço)

SÁBADO À TARDE
14h00 – Oração no Templo Sede
14h15 – Divisão dos grupos
14h30 - Palestra 3
              Preletor: Ev. Dr. Sandro Nunes Vieira
15h45 - Coffee break
16h00 - Palestra 4
Preletor : Pr. Cássio Rodrigo Ruthes 
17h00 – Intervalo (Lanche)


2 – OFICINA DE DISCIPULADO TEEN
SÁBADO DE MANHÃ
8h30 – Oração no Templo Sede
9h00 – Divisão dos grupos
9h15 - Palestra 1
             Preletora: Dra. Raquel Gravieski
10h30 - Coffee break
10h45 - Palestra 2
Preletor : Pr. Márcio Batista 
11h45 - Intervalo (Almoço)

SÁBADO À TARDE
14h00 – Oração no Templo Sede
14h15 – Divisão dos grupos
14h30 - Palestra 3
              Preletor: Pr. Márcio Batista
15h45 - Coffee break
16h00 - Palestra 4
              Preletora: Dra. Raquel Gravieski
17h00 – Intervalo (Lanche)

3 – OFICINA DE DISCIPULADO INFANTIL
SÁBADO DE MANHÃ
8h30 – Oração no Templo Sede
9h00 – Divisão dos grupos
9h15 - Palestra 1
                Preletora: Thayza Araújo
10h30 - Coffee break
10h45 - Palestra 2
Preletora: Gisele de Souza 
11h45 - Intervalo (Almoço)

SÁBADO À TARDE
14h00 – Oração no Templo Sede
14h15 – Divisão dos grupos
14h30 - Palestra 3
                Preletora: Thayza Araújo
15h45 - Coffee break
16h00 - Palestra 4
Preletora: Gisele de Souza
17h00 – Intervalo (Lanche)
- See more at: http://www.ieadjo.com/materias/i-congresso-discipulado-para-o-brasil#sthash.OjHhnR7L.dpuf

COMUNICAR 2013

quarta-feira, 10 de julho de 2013

PALAVRA PARA A FORMATURA DA PÓS-GRADUAÇÃO

FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS

Isaías 9 - 6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Uma das belas descrições proféticas do menino que nasceria para salvar a humanidade, registrada pelo profeta Isaías, 700 anos antes do seu cumprimento, é a de que Jesus seria um "maravilhoso conselheiro".
Vemos durante sua vida e ministério, esta característica marcante. Jesus ouvia a todos e tinha palavras de sabedoria para oferecer para cada pessoa que se achegava a ele. Como "conselheiro dos conselheiros" o Senhor Jesus Cristo fez do aconselhamento e do cuidado o seu estilo de vida.
À nos, servos de Deus e imitadores de Jesus, que buscamos crescer à estatura completa de Cristo, ser conselheiro é uma qualidade essencial. 
Inúmeras são as necessidades que se apresentam diariamente diante de nos, crentes, pois somos o sal da terra e luz do mundo, e as pessoas buscam em nós o cuidado que o mundo nao pode oferecer e o aconselhamento para vencerem as crises do seu dia a dia.
Como toda a qualidade, o dom de aconselhar pode ser aprendido e desenvolvido. Este foi o objetivo do primeiro curso de Pos graduação oferecido pela Faculdade REFIDIM: despertar e desenvolver o ministério de conselheiro em cada um dos seus alunos.
Como orador escolhido,posso dizer em nome de todos os colegas que estes quase dois anos foram momentos maravilhosos em nossas vidas, providenciados pela sabedoria e graça Divinas. Entramos apenas como colegas, e nos tornamos verdadeiros amigos e irmãos, rompendo assim todas as barreiras.
Nossas aulas, por diversas vezes, foram transformadas em momentos de adoração a Deus, intercessão por colegas e suas famílias e ministrações uns aos outros, pois além de aprendermos uns com os outros, ajudamos e fomos ajudados em nossos próprios problemas e cargas que trouxemos à sala de aula, levando os fardos juntos aos pés de Jesus.
Deus nos reuniu como um grupo seleto: de bancários a pastores, de advogados a voluntários, de donas de casa a empresarias, profissionais e professores. Assim como o chamado do Senhor Jesus se dirigiu a homens distintos para fazê-los pescadores de homens, o Senhor reuniu este grupo para serem cuidadores e conselheiros. O pagamento é apenas um: a alegria de servir o Reino de Deus e os que sofrem.
Fomos surpreendidos com o aprendizado... Aconselhar, ao contrario do que todos pensávamos, não é dar conselhos, pura e simplesmente. E um exercício de cuidado e uma relação de ajuda onde não temos as respostas Prontas e não funcionam as receitas magicas. O que ajuda os que sofrem é ouvi-los paciente e amorosamente e caminhar com eles a segunda milha do apoio e da compreensão, ajudando-os a encontrar sentido em suas vidas e o caminho do crescimento.
Hemos de sempre recordar os momentos em que aprendemos com nossos mestres e pudemos crescer como pessoas e servos de Deus, como conselheiros e cuidadores. 
Enfim, a todos os amigos que conhecemos e conquistamos ao longo deste tempo e às nossas famílias o nosso muito obrigado. Nosso desejo e oração, é que todos possamos servir o reino de Deus, e especialmente aqueles que sofrem.

Joary Jossué Carlesso
07/07/2013



quinta-feira, 6 de junho de 2013

Testemunho do Discipulado

"Depois que aceitei Jesus na minha vida tudo mudou aconteceu transformações, coloquei um proposito em minha vida de nunca abandonar a Jesus. Eu estava me separando e ao vender a minha casa a única coisa que tanto lutei a vinte anos, tudo por causa de alcoolismo do meu marido ele gostava tudo no álcool. Então meu filho de oito anos começou a ir na igreja e começou  a falar de Jesus pra mim,  e então numa quinta feira fui e aceitei Jesus em minha vida e pedi pra Deus que meu marido aceitasse. Então pela honra e gloria de Jesus no domingo ele aceitou Jesus e deixou os vícios e hoje sou muito feliz e agradeço a Deus por tudo e pelas vitórias recebidas".

Suzana M. - Igreja da Ilha - Joinville SC

quarta-feira, 22 de maio de 2013

DIA DA EVANGELIZAÇÃO GLOBAL

A ASSEMBLEIA DE DEUS DE JOINVILLE ESTÁ COMPROMETIDA COM ESTE GRANDE PROJETO... 


terça-feira, 26 de março de 2013

PERSEGUIÇÃO!


Missionários brasileiros no cárcere

A rotina dos pastores evangélicos responsáveis por projeto social no Senegal presos há dois meses acusados de aliciar menores

Laura Daudén
03.jpg
Em 22 anos de trabalho missionário na África, o pastor presbiteriano José Dílson da Silva nunca havia passado por nada parecido. Nem mesmo durante a guerra civil de Guiné Bissau, onde viveu por 15 anos com a mulher e os três filhos, ele imaginou que sua atividade poderia lhe trazer tantos riscos: ele e a missionária Zeneide Moreira estão presos há dois meses na cidade senegalesa de Thiès, a 70 quilômetros da capital Dakar, acusados de formação de quadrilha, aliciamento e tráfico de menores. Os religiosos são responsáveis pelo projeto Obadias, financiado pela Agência Presbiteriana de Missões Transculturais, que dá abrigo, comida e ensino a 17 crianças e jovens de rua, muitos deles oriundos de escolas corânicas – os chamados talibês, estudantes islâmicos que são forçados por seus professores a mendigar nas ruas.
A grave acusação que recai sobre José Dílson e Zeneide partiu de Abdou Fall, pai de um dos meninos acolhidos, e sua versão foi reproduzida por meios de comunicação senegaleses. “Pastor brasileiro convertia crianças ao cristianismo”, dizia o título de uma matéria publicada na primeira página do tabloide “Le Populaire”, que qualificava a dupla como “diabólica”. O artigo, logo rebatido por um editorial no jornal “Sud Quotidien”, indicava que os brasileiros se encontram em meio a um delicado debate sobre o papel das missões cristãs em países majoritariamente muçulmanos. A prisão de José e Zeneide é tão impensável quanto “deter um ímã que prega às sextas-feiras para atrair o máximo de incrédulos às mesquitas”, diz o texto do “Sud”. No Senegal, 92% da população se declara sunita.
“Nós não queremos de maneira nenhuma desrespeitar a soberania dos lugares onde atuamos, mas, no momento, dependemos da leitura da pessoa que conduz o caso”, afirmou o reverendo Marcos Agripino, porta-voz da APTM. Essa pessoa é o juiz de instrução, que agora deve fazer uma sindicância para apurar os fatos. Ele deve colher o depoimento das crianças do projeto – que não foi interrompido – e averiguar as possíveis irregularidades.
01.jpg
Segundo a assessoria de imprensa do Itamaraty, em 2011, quando o abrigo começou a ser construído na cidade de Mbour, José Dílson da Silva contratou um escritório de advocacia que deveria conseguir autorizações para a permanência dos internos junto ao juizado de menores. Acontece que o responsável por esse processo não era advogado e tampouco legalizou a situação das crianças atendidas pelo projeto. Agora, essa infração pode pesar contra os brasileiros. A investigação que determinará o futuro do caso pode levar até seis meses para ser concluída.
Enquanto aguardam, Silva e Zeneide tentam se acostumar à rotina na prisão de Thiès: cela compartilhada com 30 pessoas, sem janelas e espaço, passeios no pátio durante o dia, rápidas visitas de familiares e amigos duas vezes por semana e consultas regulares com dois médicos e um psicólogo. A saúde do pastor é a que requer mais cuidado. Ele é diabético, está fraco, com um dente quebrado e uma inflamação no ouvido. Segundo Agripino, o diretor do presídio se sensibilizou com a situação e permitiu que o religioso recebesse refeições preparadas por colegas missionários. Ele e Zeneide também foram autorizados a jantar com amigos e familiares no Natal e no Ano-Novo. “Foi muito melhor do que ver os fogos de artifício”, disse Jônatas da Silva, 21 anos, filho de Silva, em uma mensagem aos colegas da igreja. Segundo o pastor Josué Oliveira, da Igreja Presbiteriana Betânia de Niterói, de onde vem a família Silva, o missionário está empenhado em mudar as condições da cadeia. Prontificou-se a melhorar as condições de higiene da carceragem e mobilizou os presidiários para questões de saúde.
“O estado deles é muito bom, dentro das dificuldades”, afirmou Maria Elisa Teófilo de Luna, embaixadora do Brasil no Senegal. Ela diz que vem fazendo gestões para garantir que o processo ocorra da maneira mais rápida e justa possível. Uma comitiva formada pelo senador Magno Malta (PR-ES) e pelos deputados federais Ronaldo Fonseca (PR-DF) e Paulo Freire da Costa (PR-SP) também esteve no país no início de dezembro para cobrar agilidade da Justiça senegalesa e segurança para o trabalho missionário – uma questão que será cada vez mais preponderante para o Brasil. Segundo Todd Johnson, diretor do Centro de Estudos do Cristianismo da Universidade Gordon-Cowell, nos Estados Unidos, as igrejas do País estão cada vez mais conscientes do papel das missões. Um levantamento do Centro aponta que há mais de 34 mil missionários brasileiros no mundo – um número inferior somente ao de americanos, estimado em 127 mil. 
02.jpg
FONTE: http://www.istoe.com.br/reportagens/265374_MISSIONARIOS+BRASILEIROS+NO+CARCERE 

quinta-feira, 14 de março de 2013

CONHEÇA O CCADIS - Curso para Discipuladores


CCADIS - Curso de Capacitação e Aperfeiçoamento de Discipuladores

EMENTA

Objetivo
Promover a formação e a especialização de discipuladores de membros da Igreja Evangélica Assembléia de Deus em Joinville/SC e interessados, a fim de que atuem diretamente no trabalho do discipulado.

Metodologia
O curso será oferecido na modalidade presencial (normal e regime especial), sendo as aulas a cada semana ou mês durante aproximadamente 06 (seis) meses. Portanto, contabilizando 72h/a total de curso em sala de aula. As modalidades por correspondência e à distância, através de plataforma específica a esse fim já estão reconhecidas, mas não temos previsão de início.

Grade Curricular

Disciplina
Carga Horária
Fundamentação Bíblica e Teológica do Discipulado
6h
História e Doutrina das Assembléias de Deus
6h
Liderança Cristã Aplicada ao Discipulado
6h
Aconselhamento Cristão
6h
Métodos e Estratégias para o Discipulado
6h
Liturgia Bíblica (Adoração, louvor e liturgia)
6h
Ética Cristã
6h
Etiqueta Social e Comportamento
6h
Introdução à Teologia do Cuidado
6h
Introdução à Missão Integral
6h
Metodologias de Ensino
6h
Noções de Informática e Tecnologias
6h

Reconhecimento
O CCADIS é reconhecido pelo CEC (Conselho de Educação e Cultura) da CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus do Brasil), válido em todo o território nacional; também pela EPOS/Faculdade Refidim e pela IEADJO – Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Joinville – Santa Catarina.

Modalidades do Curso
1.       Regime Semanal – 100 vagas
Para ser aprovado no regime semanal o aluno deverá atingir no mínimo a média 7,00, nas avaliações realizadas pelo professor, e ter pelo menos 75% de frequência em sala de aula.

2.      Regime Especial – 50 vagas
Para ser aprovado no regime semanal o aluno deverá atingir no mínimo a média 7,00, nas avaliações realizadas pelo professor, e ter 100% de frequência em sala de aula, além de fazer os trabalhos para complementar a carga horária.

Pré-Requisitos
- Ser membro em comunhão da Igreja Evangélica Assembleia de Deus;
- Estar disposto a se envolver plenamente nas atividades do Departamento de Discipulado;
- Para irmãos de outros campos é exigida a carta de recomendação assinada pelo Pastor Presidente;
            - Pagamento da Taxa de Inscrição e das mensalidades em dia.

Período das Inscrições
De 04/02 à 15/03 de 2013

Local das Inscrições
- Escritório do Departamento de Discipulado
  Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, - Bucarein – Fone: (47) 3026-4093
- Nos cultos, diretamente com a Diretoria Geral do Departamento;
- Via internet através do site e do e-mail:

Investimento
Inscrição: R$ 20,00 - Mensalidades: 6 x R$ 30,00 ou R$ 180,00. Total Geral: R$ 200,00
Obs.: o pagamento do valor total das mensalidades (R$ 180,00) à vista, isenta o pagamento da taxa de inscrição (desconto promocional de 10%).

O que inclui no Curso
Além das aulas, o aluno que concluir o Curso terá direito à:
- Certificado de Conclusão reconhecido pela CGADB e pela Faculdade Refidim;
- Material de apoio impresso das disciplinas;
- Coffee break nos intervalos das aulas.

Calendário das aulas

1 - Regime Semanal
            Local: Congregação Nova Jerusalém (Rua São Roque, 545 – Floresta)
Horário: das 19h30 às 22h00
Encontros:
1.      15/03 - Disciplina 1: Liturgia Bíblica (Adoração, louvor e liturgia)
2.      22/03 - Disciplina 1: Liturgia Bíblica (Adoração, louvor e liturgia)
3.      29/03 - Disciplina 2: Fundamentação Bíblica e Teológica do Discipulado
4.      05/04 - Disciplina 2: Fundamentação Bíblica e Teológica do Discipulado
5.      12/04 - Disciplina 3: Introdução à Teologia do Cuidado
6.      19/04 - Disciplina 3: Introdução à Teologia do Cuidado
7.      26/04 - Disciplina 4: Metodologias de Ensino
8.      03/05 - Disciplina 4: Metodologias de Ensino
9.      10/05 - Disciplina 5: Aconselhamento Cristão
10.  17/05 - Disciplina 6: História e Doutrina das Assembleias de Deus
11.  24/05 - Disciplina 5: Aconselhamento Cristão
12.  31/05 - Disciplina 7: Liderança Cristã Aplicada ao Discipulado
13.  07/06 - Disciplina 7: Liderança Cristã Aplicada ao Discipulado
14.  14/06 - Disciplina 8: Ética Cristã
15.  21/06 - Disciplina 8: Ética Cristã
16.  28/06 - Disciplina 9: Métodos e Estratégias para o Discipulado
17.  05/07 - Disciplina 9: Métodos e Estratégias para o Discipulado
18.  12/07 - Disciplina 10: Noções de Informática e Tecnologias
19.  19/07 - Disciplina 10: Noções de Informática e Tecnologias
20.  26/07 - Disciplina 11: Introdução à Missão Integral
21.  02/08 - Disciplina 11: Introdução à Missão Integral
22.  09/08 - Disciplina 12: Etiqueta Social e Comportamento
23.  16/08 - Disciplina 12: Etiqueta Social e Comportamento
      17/08– Ensaio para a formatura
      23/08 – Formatura (Congresso Nacional de Discipulado)

2 - Regime Especial
Local: Sala do CPOC – Escritório do Departamento de Discipulado
Horários: 14h00 às 17h30 e das 18h30 às 22h00

16/03 – 1º Encontro
Tarde - Disciplina 2: Fundamentação Bíblica e Teológica do Discipulado
Noite - Disciplina 1: Liturgia Bíblica (Adoração, louvor e liturgia)
30/03 – 2º Encontro
Tarde - Disciplina 3: Introdução à Teologia do Cuidado
Noite - Disciplina 4: Metodologias de Ensino
20/04 – 3º Encontro
Tarde - Disciplina 6: História e Doutrina das Assembleias de Deus
Noite - Disciplina 5: Aconselhamento Cristão
25/05 – 4º Encontro
Tarde - Disciplina 7: Liderança Cristã Aplicada ao Discipulado
Noite - Disciplina 8: Ética Cristã
29/06 – 5º Encontro
Tarde - Disciplina 9: Métodos e Estratégias para o Discipulado
Noite - Disciplina 10: Noções de Informática e Tecnologias
27/07– 6º Encontro
Tarde - Disciplina 11: Introdução à Missão Integral
Noite - Disciplina 12: Etiqueta Social e Comportamento
17/08– Ensaio para a formatura
23/08 – Formatura (Congresso Nacional de Discipulado)


CORPO DOCENTE

Pr. Sérgio Melfior
Disciplina: História e Doutrina das Assembleias de Deus
- Pastor Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville;
- Secretário da CIADESCP – Convenção das Igrejas Evangélicas Assembleia de Deus de Santa Catarina e Sudoeste do PR;
- Bacharel em Teologia.

Pr. Joary Jossué Carlesso
Disciplinas: Aconselhamento Cristão e Missão Integral
- Ministro do Evangelho; Pastor Auxiliar do Templo Sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville;
- Coordenador do Departamento de Evangelismo e Discipulado da IEADJO;
- Secretário do DECOM (Departamento de Comunicação) da CIADESCP;
- Bacharel em Teologia; Pós-graduando em Aconselhamento Cristão (Refidim).

Pr. Cássio Rodrigo Ruthes
Disciplina: Noções de Informática e Tecnologias
- Ministro do Evangelho; Pastor Auxiliar do Templo Sede da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville;
- Coordenador da UMADJO; 2ª Coordenador do Departamento de Evangelismo e Discipulado da IEADJO;
- Cursando: Bacharel em Teologia (Refidim).

Dc. Marco Aurélio Bittencourt
Disciplina: Introdução à Teologia do Cuidado
- 3º Coordenador Departamento de Discipulado da IEADJO e Líder do Discipulado no Templo Sede;
- Contador - CRC  SC 027580/O5;
- Pós Graduado em Finanças – Negócios Internacionais - FAE Business School;
- Pós Graduando em Teologia – Aconselhamento Cristão – REFIDIM;
- Bancário – Gerente de Negócios – Banco Safra;
- Professor de Curso Superior – Analise de Balanço / Projetos Financeiros.

Pr. João Germano
Disciplina: Fundamentação Bíblica e Teológica do Discipulado
- Pastor Auxiliar da IEADJO e Distrital do Distrito 13 - Costa e Silva;
- Co-Fundador da Escola Teológica de Francisco Beltrão/PR;
- Co-Fundador da ETEPH (Escola Teológica de Palhoça/SC);
- Escritor de lições de Discipulado e Palestrante.

Pr. Márcio Batista
Disciplina: Metodologias de Ensino
- Pastor Auxiliar IEADJO, Distrital do Distrito Viva Lares;
- Diretor do DEPCOM – Departamento de Comunicação da AD Joinville;
- Membro do Conselho Curador da FUNADEJ (Rádio 107,5 FM);
- Apresentador do Programa Nova Manhã (Rádio 107,5 FM);
- Acadêmico em Teologia e Jornalismo;
- Palestrante e Discipulador.

Pr. Eliseu Melfior
Disciplina: Etiqueta Social e Comportamento
- Presbítero CIADESCP, Pastor Distrital do Distrito 40 Jardim Sofia;
- Ministro do Evangelho (anterior Analista de Sistemas / Técnico em Informática);
- Bacharel em Sistemas de Informação UNIARP;
- Curso básico e médio em Teologia EPOS (em curso);
- Curso avançado em Teologia REFIDIM (em curso);
- Pós-Graduação em Aconselhamento Cristão REFIDIM (em curso).

Pr. Richard Zevenbergen
Disciplina: Métodos e Estratégias para o Discipulado
- Pastor das Assembleias de Deus Holandesa, Americana e Brasileira (IEADJO - CIADESCP);
- Coordenador do Centro de Treinamento Missões Siloé e do GRUMUS – Grupo de Missões Urbanas Siloé de Joinville;
- Coordenador do Ministério Estudantil Chi-Alpha (Joinville e Brasil);
- Dirigente do Culto em Inglês no Templo Sede da IEADJO;
- Doutor em Teologia, Mestrado em Filosofia;
- Professor de Ensino Médio e Superior.

Ev. Dr. Sandro Nunes Vieira
Disciplina: Liderança Cristã Aplicada ao Discipulado
- Ministro do Evangelho (CIADESCP);
- 2º Coordenador da UMADJO;
- Técnico em administração de empresas;
- Bacharel em Direito;
- Pós Graduado pela Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina;
- Professor universitário;
- Palestrante na área de liderança;
- Juiz Federal.

Pb. Éder Carvalho
Disciplina: Liturgia Bíblica (Adoração, louvor e liturgia)
- Presbítero da IEADJO e Ministro de Louvor do Templo Central;
- Formado em Violão Erudito e Teoria Musical. Cantor, compositor e produtor musical;
- Formado em Letras. Graduando em Teologia. Pós-graduando em Aconselhamento Cristão.

Pb. Joni Medeiros de Souza
Disciplina: Ética Cristã
- Diácono IEADJO, professor do Núcleo da EPOS na Sede;
- Formado em Eletricidade – ETFSC;
- Bacharel em Administração de Empresas - UNIVILLE, Registro no CRA/SC 6746;
- Médio em Teologia - EPOS REFIDIM;
- Pós Graduação Educação – SOCIESC;
- Pós Graduação Aconselhamento Cristão - REFIDIM – Cursando.