FORMAÇÃO DE CONSELHEIROS
Isaías 9 - 6. Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Uma das belas descrições proféticas do menino que nasceria para salvar a humanidade, registrada pelo profeta Isaías, 700 anos antes do seu cumprimento, é a de que Jesus seria um "maravilhoso conselheiro".
Vemos durante sua vida e ministério, esta característica marcante. Jesus ouvia a todos e tinha palavras de sabedoria para oferecer para cada pessoa que se achegava a ele. Como "conselheiro dos conselheiros" o Senhor Jesus Cristo fez do aconselhamento e do cuidado o seu estilo de vida.
À nos, servos de Deus e imitadores de Jesus, que buscamos crescer à estatura completa de Cristo, ser conselheiro é uma qualidade essencial.
Inúmeras são as necessidades que se apresentam diariamente diante de nos, crentes, pois somos o sal da terra e luz do mundo, e as pessoas buscam em nós o cuidado que o mundo nao pode oferecer e o aconselhamento para vencerem as crises do seu dia a dia.
Como toda a qualidade, o dom de aconselhar pode ser aprendido e desenvolvido. Este foi o objetivo do primeiro curso de Pos graduação oferecido pela Faculdade REFIDIM: despertar e desenvolver o ministério de conselheiro em cada um dos seus alunos.
Como orador escolhido,posso dizer em nome de todos os colegas que estes quase dois anos foram momentos maravilhosos em nossas vidas, providenciados pela sabedoria e graça Divinas. Entramos apenas como colegas, e nos tornamos verdadeiros amigos e irmãos, rompendo assim todas as barreiras.
Nossas aulas, por diversas vezes, foram transformadas em momentos de adoração a Deus, intercessão por colegas e suas famílias e ministrações uns aos outros, pois além de aprendermos uns com os outros, ajudamos e fomos ajudados em nossos próprios problemas e cargas que trouxemos à sala de aula, levando os fardos juntos aos pés de Jesus.
Deus nos reuniu como um grupo seleto: de bancários a pastores, de advogados a voluntários, de donas de casa a empresarias, profissionais e professores. Assim como o chamado do Senhor Jesus se dirigiu a homens distintos para fazê-los pescadores de homens, o Senhor reuniu este grupo para serem cuidadores e conselheiros. O pagamento é apenas um: a alegria de servir o Reino de Deus e os que sofrem.
Fomos surpreendidos com o aprendizado... Aconselhar, ao contrario do que todos pensávamos, não é dar conselhos, pura e simplesmente. E um exercício de cuidado e uma relação de ajuda onde não temos as respostas Prontas e não funcionam as receitas magicas. O que ajuda os que sofrem é ouvi-los paciente e amorosamente e caminhar com eles a segunda milha do apoio e da compreensão, ajudando-os a encontrar sentido em suas vidas e o caminho do crescimento.
Hemos de sempre recordar os momentos em que aprendemos com nossos mestres e pudemos crescer como pessoas e servos de Deus, como conselheiros e cuidadores.
Enfim, a todos os amigos que conhecemos e conquistamos ao longo deste tempo e às nossas famílias o nosso muito obrigado. Nosso desejo e oração, é que todos possamos servir o reino de Deus, e especialmente aqueles que sofrem.
Joary Jossué Carlesso
07/07/2013