quarta-feira, 25 de julho de 2012

ASSEMBLEIA DE DEUS DE JOINVILLE CELEBRA O CRESCIMENTO!


No final de Julho acontece o 1º Congresso Geral de Discipulado e o 1º Encontro de Novos Convertidos da Assembleia de Deus de Joinville – Santa Catarina


Seguindo o tema anual da CIADESCP, “Discipulado Alavanca do Crescimento”, a Assembleia de Deus de Joinville (SC), presidida pelo Pr. Sérgio Melfior, realizará de 27 a 29 de Julho o 1º Congresso Geral de Discipulado. O evento celebra o resultado das pesquisas do IBGE, que disse que entre as Igrejas pentecostais (que aumentaram 4,64 pontos percentuais no proporcional em Joinville), quem mais cresceu foi a Assembleia de Deus. Passou de 6,63% (28.424 pessoas) em 2000 para 10,87% (55.597) em 2010, exatamente o período em que está ativo o discipulado na Igreja.

O evento, que acontecerá no Templo Sede, faz parte de uma série de ações para proporcionar uma formação continuada de discipuladores e líderes, além de celebrar co crescimento da Igreja, que neste último ano batizou cerca de 1700 pessoas, a maioria fruto do discipulado. E visando a integração de todos os novos convertidos da Igreja, paralelamente acontece o 1º Encontro Geral de Novos Convertidos.

O tema geral do evento é “Integrando vidas ao Reino - crescer, amar e discipular! Os preletores serão:
- Dc. Mário Sérgio de Araújo Silva (Parnamirim – RN) coordenador do DINOC – Departamento de Integração de Novos Convertidos da IEAD em Parnamirim – RN. Tema: “Integração e Discipulado de Novos Convertidos”;
- Pb. Jeverson Meirelles (Esteio – RS) – pregador, empresário e coordenador do Depto. de Discipulado da IEAD em Esteio – RS. Tema: “Satisfação em ganhar almas”;
- Ev. Dr. Sandro Nunes Vieira (Joinville – SC) – juiz federal, especialista em liderança e administração, 2º Coordenador da UMADJO. Tema: “Liderança aplicada ao Discipulado”.
Estará ministrando o louvor o cantor e compositor Éder Carvalho (Joinville – SC)

PROGRAMAÇÃO:

- Sexta-feira (27): 19h30 – Palestra 1 – Liderança aplicada ao Discipulado;
      20h30 – Palestra 2 – Integração e Discipulado de Novos Convertidos;
- Sábado (28) 14h30 - Palestra 3 – Satisfação em ganhar almas;
                   15h30 – Coffee break
                        15h45 – Palestra 4 – Integração e Discipulado de Novos Convertidos;
                     17h30 – Intervalo
19h30 – 1º Encontro de Novos Convertidos;
- Domingo (29) 14h30 – Palestra 5 – Integração e Discipulado de Novos Convertidos;
   15h30 – Coffee break
                          15h45 – Palestra 6 – Integração e Discipulado de Novos Convertidos;
  19h00 – Culto de Novos Convertidos - Encerramento;

INVESTIMENTO:

Dez reais (R$ 10,00) e inclui pasta, crachá, certificado, apostila, caneta e coffee break. A carga horária dos Seminários (10 horas/aula) será reconhecida pela Faculdade Refidim (www.ceeduc.org) da IEAJO.

Confirmação da inscrição mediante o envio do comprovante de Depósito Bancário: Banco BRADESCO Ag. 0358-1 Conta Corrente: 277777-0, em nome de Joary J. Carlesso e Cássio R. Ruthes.

Observação: a Igreja não disponibilizará hospedagem e alimentação aos participantes.

         Para o coordenador do evento, Pr. Joary Jossué Carlesso, “a expectativa é a participação de 1.000 discipuladores e líderes e 1.200 novos convertidos”. “O Congresso é aberto para todos que quiserem se especializar em ganhar vidas para Jesus. Faça sua caravana e conheça mais sobre esta alavanca do crescimento: o discipulado”, finaliza o coordenador.


INSCRIÇÕES:

- Com os líderes de discipulado de cada congregação da IEADJO;
- Através do SITE: www.discipuladojoinville.com.br
- Por TELEFONE: (47) 3026-4093
- Escritório do Depto. Discipulado: Rua Dr. Plácido Olímpio de Oliveira, 973 - Bucarein (rua lateral do Templo Sede) – Joinville – SC.

EQUIPE DO DISCIPULADO EM JOINVILLE:

Pastor Presidente: Pr. Sérgio Melfior
1º Coordenador: Pr. Joary Jossué Carlesso
2º Coordenador: Ev. Cássio Rodrigo Ruthes
3º Coordenador: Ax. Marco Aurélio Bittencourt
1º Secretário: Pb. Anderson Marcelo de Souza

Fonte: DEPCOM IEAD JOINVILLE

quarta-feira, 18 de julho de 2012

DESPEDIDA DA CONGREGAÇÃO NOVA JERUSALÉM





Amanhã (19/07) à noite (19h30) estaremos nos despedindo da nossa Igrejinha do coração... a Iead Nova Jerusallem da Assembléia De Deus Joinville. Foi quase um ano de bênçãos... bons momentos passados na presença do Eterno, ao lado de pessoas especiais: os membros e congregados da congregação.

Amamos a todos indistintamente... vcs ficarão gravados em nossos corações para sempre! Muito mais do que cuidarmos da Igreja, a Igreja cuidou de nós e nos ajudou a crescer. Partimos para novos desafios na certeza que demos o nosso melhor.

Relembrando o poeta: “Nas coisas pequenas, mais que nas grandes, muitas vezes reconhecemos o valor das pessoas. Talvez eu represente apenas mais um que parte, mas na partida levarei saudades, deixando o meu agradecimento a todos pela ajuda e dedicação”. Um forte abraço de seus amigos Joary Jossué Carlesso e Katiuscia.

Contem conosco sempre!!!!!

segunda-feira, 16 de julho de 2012

MISSÕES: CASA DE AMPARO EM GUINÉ-BISSAU





Vista parcial da Casa de Amparo, tendo ao fundo a camioneta da Igreja.


     A Casa de Amparo, surgiu devido a um grave problema que foi enfrentado pela missão desde a sua chegada na Guiné-Bissau, que é a questão do casamento forçado, isto é, meninas são dadas em casamento sem o seu conhecimento ou consentimento, e na maioria das vezes a homens casados e que tem varias mulheres na casa.
     Seguindo uma tradição milenar, os país, os tios ou os irmãos mais velhos, são quem  decidem para quem serão dadas as meninas da morança, morança é a casa onde vive o homem mais velho de cada familia e a quem todos tem que obdecer.
     A Igreja Evangelica e outras missões que aqui trabalham entendem que esta questão está ligada a cultura e por isso nada fazem para dificultar ou coibir tais praticas, mesmo entre familias ligadas a Igreja.
     A Assembléia de Deus Guineense, desde a sua fundação adotou um posicionamento contrario a esta pratica, informando a todos que as leis da Guiné-Bissau não autorizam o casamento força e antes pelo contrario o clasificam como crime, mas infelizmente até o momento ele ainda continua praticado em todo o país, especialente em regiões do interior onde não existem escolas e nem tribunais.
    O pastor Claudio Silva, foi uma voz sempre a soar contra tudo aquilo que é praticado nesta nação, mas que é contrario a legislação vigente e ainda que tais praticas estejam ligadas diretamente a cultura daqueles povos etnos foi todavia abolida por leis nacionais.
     Algumas histórias envolvendo meninas que foram salvas do casamento forçado na Guiné-Bissau envolvendo o pastor Claudio são dignas de registro, como o caso da Admá, que hoje é esposa do Augusto Sanhá supervisor da região Sul III,  e outras tantas.
     Se a Admá, foi resgatada e teve uma linda sorte, outras não tiveram a mesma sorte, como a irmão do Humaru Na Hosna, supervisor do Sul I, que após ter ficado 11 dias trancada em um quarto na casa do homem a quem foi dada como mulher para não fugir e nos quais não comeu e nem bebeu tendo permanecido orando, aproveitando-se de que os moradores da casa faziam uma festa e todos dançavam, ela conseguiu escapar e fugir, mas ao darem falta dela a perseguiram, ela cometeu um erro fugiu na direção da sua Tabanca que ficava a varios kilometros de distancia e para lá chegar teria que atravessar um largo rio na nado, ela ainda que nadava muito bem, não reunia condições fisicas para enfrentar a correnteze da maré e foi arrastada por ela, tendo perecido na luta contra a torrente das águas.
     Os perseguidores da menina Na Osna a encontraram morte a margem do rio no dia seguinte, ali mesmo fizeram uma cova e a sepultaram, sem nenhuma consideração, a sua fé ou a sua vida ainda adolecente.
     Só uma semana depois o irmão Humaru foi informado, e tendo recorrido ao auxilio da plicia da região foi ameaçado de ser preso se falasse no assunto ou se o denuncia-se em outra instancia, somente depois da intervenção da Igreja e da chegada do Dr.Jaimiro Tunga, que era seu familiar e representava a Igreja a policia local concordou em abrir um processo contra os criminosos, mas até hoje o caso ficou sem nenhuma solução.
     São centenas de meninas, que são levadas a casamento forçados a cada ano neste país, e na maioria das vezes as pobres meninas sem congitam do que estão preparando para elas, só sabem no dia que ela deve acompanha-los para ser entregue ao se marido, que ela nem conhece e que ao chegar na Tabanca para onde é levada descobre que o seu marido aquem foi dada para mulher é um velho que já tem varias mulheres e algumas dezenas de filhos.
     Alguns litros de cachaça, são suficientes muitas vezes para adquerir uma linda jovem como mulher, a qual desconhece tais transações até o dia em que é levada a casa do homem que a comprou.
     Quase sempre  as meninas são dadas em casamento em acordo entre duas ou mais familias, e em Tabancas fora da sua morança, pois que o pai ou o tio da menina que a deu em casamento irá receber em troca uma outra menina da Tabanca para onde a menina sera enviada a casar com algum homem que nunca tinha visto antes.
     Muitas destas meninas são crentes, e ao serem levadas a força são normalmente espancadas quando regeitam casar-se com um velho a quem foi vendida, varias delas foram espancadas até a morte, como é o caso da sobrinha do pastor Pansau que morreu recentemente em uma Tabanca no sul do país.
     Casos como os relatados acima, fizeram que fosse aberta uma Casa para amparar as meninas que fogem ao saber que está para ser levado ao seu futuro dono.
     Os grandes desafios que a Assembléia de Deus tem assumido na Guiné-Bissau, tem confirmado que esta obra é realmente um marco da fé e constancia naquilo que tem sido posto como o evangelho de Cristo, pois que até o momento nenhuma Igreja ou pessoa individual tem ajudado com nenhum valor o projeto da Casa de Amparo, mas tanto os alugueis dos dois predios, como a alimentação das meninas ali abrigadas tem sido um milagre de cada dia, um pão para cada uma delas a cada dia, dados unicamente por milagre divino.
     O pastor Claudio Silva, que implou e mantem tudo o que é feito ali até o dia de hoje, como um verdadeiro gigante tem derrubado mitos, crendiçes, tradições e costumes que são contra o evangelho de Cristo, e imposto uma nova visão do evangelho neste país.
     Pedimos muita oração, se poderem façam conhecido estes desafios a sua famailia e a sua Igreja, para que mais vozes se levantem em oração, intercessão ao Senhor Deus dos céus em favor destas pobres meninas indefesas, que são arrastadas como animais e a quem lhes é negado o direito que entendemos serem fundamentais ao ser humano, que é a escolha com quem casar-se e formar a sua familia.
     As instalações da casa de Amparo, possui varias dependencias, entre elas estão 4 salas amplas, 8 dormitorios, sendo dois suites, 4 banheiros, duas cozinhas, e dependencias no anexo construido aos fundos, com uma area construida de cerca de 800 m2, e um terreno que ocupa uma area de cerca de: 1.500 m2.
     O irmão Mamadu Na Quilna e sua esposa, a irmã Celestina, são os responsaveis pela casa e residem no local para cuidar das meninas ali residentes, é auxiliado pela missionária Helena Ramiro, que os ajuda na administração, ainda que aquela nao resida na casa de Amparo, mas na sede da Missão.


Vista parcial do predio da casa de Amparo, com as telhas de zinco da parte da garagem danificadas pelos fortes ventos que ocorreram em Bissau na semana passada.

Conheça mais sobre este projeto missionário e outros no site:
Missionários associados.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

JESUS ENSINA SOBRE CUIDADO INTEGRAL


A volta do filho pródigo (Rembrandt)

ANÁLISE DO CUIDADO COM BASE EM LUCAS CAPÍTULO 15

Como cuidador, Jesus recebia os pecadores e comia com eles, havia o encontro de Jesus com os marginalizados. Receber e comer juntos era algo significativo: representava cuidado, acolhimento, comunhão, partilha, presença, atenção e interesse para com o próximo. Porém os fariseus, religiosos da época, murmuravam descontentes com a atitude do Senhor. Em resposta à murmuração, Jesus propõe três parábolas sobre perdidos e achados, para mostrar-lhes o valor das pessoas “perdidas”.

Na parábola da ovelha perdida, Jesus demonstra o cuidado do pastor com uma ovelha que se perdeu do seu rebanho. Seus ouvintes estavam familiarizados com o caso tratado, pois a ovelha era um bem econômico para as pessoas da época. Apesar de ter outras noventa e nove, ele não se acomoda, pois considerava a ovelha valiosa. Então ele deixa as demais em segurança, porém, em sentido de urgência, vai em busca da perdida até encontrá-la. Notamos aqui o cuidado do pastor no sentido de ir em busca da ovelha, isto é, não deixa-la à mercê dos perigos. O cuidado de Deus é manifesto na valorização, no dar importância, se interessar e se ocupar em trazer de volta quem se perdeu, aquele que se encontra desamparado. É o contrário do que faziam muitos religiosos da época (segundo Lucas 10), que passavam se largo diante dos problemas dos outros para não se comprometer. E, quando a ovelha é achada ocorre uma festa de celebração.

Jesus continua o sermão contando a parábola da dracma perdida. Alguns comentaristas sugerem que a dracma fazia parte do dote da mulher, e, se assim fosse, representava sua liberdade e seus direitos, pois as servas e concubinas não possuíam dote. A preocupação dela não era apenas com o valor monetário, mas com o valor simbólico ou sentimental. Por isso ela empreende todos os esforços necessários (varre a casa, acende a candeia e procura) para achar a moeda. Após encontrar, comemora também com uma festa. O cuidado nesta parábola é representado pelo valor conferido a esta dracma. Para o cuidado acontecer, é necessária a valorização do outro como sujeito, como um ser que precisa e tem direito ao cuidado.

A seguir, Jesus ocupa a maior parte do capítulo 15 para contar a parábola do filho pródigo. Pródigo significa aquele que dissipa os seus bens. Foi exatamente o que fez o filho mais moço da história ali relatada. Ele pega sua parte da herança, vai para uma terra distante, gasta tudo dissolutamente e quando a fome chega começa a padecer necessidades. Ao se tornar agregado de um criador de porcos, ele trabalha ele deseja comer o que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. Aqui ocorre o primeiro descuido ou descuidado. Ele começa a sofrer. Então ele cai em si e lembra do cuidado do seu pai para com os empregados, que dava-lhes alimento farto. Em seguida, se arrepende de seus erros e decide retornar ao lar. Quando seu pai o viu ao longe, se compadeceu, correu ao seu encontro, o abraçou e o beijou. Aqui o cuidado é manifesto na compaixão, misericórdia, ternura e afeto do pai – que simboliza Deus.

O cuidado acontece também na recepção do filho. O pai usou todas as estratégias para que o filho chegasse e permanecesse em casa. Mandou os servos trazerem a melhor roupa e o calçado – cuidado com a saúde e a dignidade do filho. Colocou o anel no dedo – cuidado com a autoestima – pois o anel representava sua filiação, ele não deveria se sentir um escravo. E o bezerro cevado serviu como alimento para o filho – cuidado do corpo – e também como prato principal da festa de boas vindas, para que o filho não se sentisse um estranho dentro de casa.

 O capítulo continua mostrando o descuido do irmão mais velho. Para ele pouco importava o bem estar do irmão. Sua atitude, de não participar da festa, revela ciúmes, amargura e indiferença para com o sofrimento alheio. O pai demonstra o cuidado com o mais velho quando sai da festa para conciliá-lo. Apesar do egoísmo, o filho mais velho tinha sempre o pai com ele, e tudo o que o pai tinha era dele. Enquanto o irmão mais velho trata o mais novo como “esse teu filho”, o pai o trata como “esse teu irmão”. O pai diz a ele: “era preciso que nos regozijássemos e nos alegrássemos, porque esse teu irmão estava morte e reviveu, estava perdido e foi achado”. Jesus finaliza assim a parábola dando a entender que os fariseus não deveriam ser hostis ou indiferentes com os pecadores, que Jesus veio buscar e salvar.

A indiferença hostil é a causa do descuido, mas o amor incondicional é a motivação do cuidado integral.





Faculdade Refidim
Pós-Graduação Lato Sensu em Aconselhamento Cristão
Teologia do Cuidado
Prof.: Ms. Egon Wutzke
Joary Jossué Carlesso


IMAGEM EM ALTA RESULOÇÃO: http://www.googleartproject.com/collection/the-state-hermitage-museum/artwork/return-of-the-prodigal-son-rembrandt-harmensz-van-rijn/327455/

quinta-feira, 5 de julho de 2012