quinta-feira, 28 de junho de 2007
Relembrando os velhos tempos...
Palestra: A Liderança e os Tipos de Líderes
“Liderança não é algo que alguém faz, é algo que alguém é”. Leighton Ford
BASE BÍBLICA: João 13.1-9I.
INTRODUÇÃO
1. Como você define liderança? O que faz um líder?
Liderança é o processo de motivar, mobilizar, dar recursos, e dirigir as pessoas a buscar, de um modo entusiástico e estratégico, a visão de Deus que um grupo adota em conjunto.“Pessoas não seguem títulos. Seguem líderes. Forneça-lhes liderança atrativa e elas mudarão o mundo”. Fonte desconhecida“O líder tem de saber, tem de saber que sabe e tem de deixar profundamente claro aos que o cercam que ele sabe” . Clarence Randall
2. Todo mundo é líder – um pouco
Baseado no livro “Desperte o Líder que Há em Você”, de George Barna, vamos traçar o perfil das pessoas em relação à liderança:
a) Líder habitual: é chamado e dotado por Deus para liderar pessoas e não podem evitar serem líderes sob pressão.
b) Líder Situacional: só lideram porque são forçados a agir assim em determinada situação.
Obs.: Os Líderes Situacionais, quando colocados em posições que exigem liderança constante, ferem-se a si mesmos e aos outros, mascarando-se de líderes. Uma pesquisa revela que existe apenas um líder habitual em cada oito pessoas.
3. Como saber qual tipo de líder você é?
- Conheça seus dons espirituais - Identifique a visão de Deus para a sua vida- Discirna qual é o seu maior desejo- Procure pistas em sua vida- Pergunte aos que o conhecem melhor
4. Sou um líder situacional, como eu faço para melhorar minha habilidade de liderar?
- Pense em seu mundo da vantajosa posição das oportunidades de liderança. Tente ficar mais sensível às condições nas quais se espera que você exerça liderança.
- Maximize as oportunidades que causam impacto, faça o melhor que puder para entender como a cabeça e o coração dos líderes funcionam.
- Dedique seu tempo e energia para tornar-se um líder adequado. Você não precisa dominar todas as habilidades e técnicas, mas deve ter um entendimento básico.
II. DESENVOLVIMENTO
1. Todo líder tem uma aptidão de liderança específica
Uma pesquisa de dez anos, realizada por George Barna, revela que há quatro tipos de líderes, ou seja, cada líder tem uma entre quatro aptidões de liderança. A mesma pesquisa revelou que um grupo só terá liderança completa e eficaz quando tiver líderes múltiplos, cujas aptidões complementares.
2. Aptidões de Liderança
a) O Líder Dirigente
Quando se fala em líder, todo mundo lembra deste tipo de líder. George W. Bush é um exemplo. Esse líder transmite a visão (ou o propósito) de maneira atrativa. Ele não investe muito tempo em detalhes do processo. Ele atrai as pessoas para serem parte da solução, e não o problema, e para sentirem-se bem em unir-se com os outros para facilitar a mudança positiva (motivam). Os líderes dirigentes mantêm as pessoas em estado de euforia, apontando uma direção específica, e esperançosas em relação ao futuro.Os líderes dirigentes são catalisadores da mudança. Eles estimulam a imaginação das pessoas e as capacitam a acreditar em si mesmas, o que, atrai mais pessoas para o líder e sua causa. São palestrantes eficazes e bons ouvintes. Eles fazem as pessoas perceberem que são importantes.Esse líder é perito em tomar decisões em nome do grupo. São impulsionados por instinto e não por fatos. Nos tempos de instabilidade ou incerteza a sabedoria, coragem e autoconfiança de líderes dirigentes acalmam o coração do componente comum. Os valores e crenças dirigem sua cosmovisão e esses líderes estremecem diante da noção de transigir seus valores centrais.Tem pouco interesse ou paciência com os detalhes do processo. Reconhecem a necessidade de juntar fatos e considerar todas as opções pertinentes, mas raramente se lançam nesse processo. Tendem a ser inquietos, têm curtos períodos de atenção, favorecem a ação acima da reflexão e seus líderes companheiros dizem que eles são pavio curto. Uma vez tomada a decisão, eles perdem interesse e começam a procurar o próximo desafio. Exigem garantias de que o progresso esteja sendo feito com conveniência e qualidade, mas não são propensos a mergulhar nas minúcias. Pelo fato de serem supremamente confiantes em si e serem entregues à visão que esposam, geralmente ignoram as limitações financeiras e as realidades, acreditando que se fizerem as pessoas adotarem convenientemente a visão, os seguidores vão dar sacrificialmente tudo para tornar a visão em realidade.Esse líder é bom com idéias.
b) O Líder Estratégico
É alguém que evita a publicidade a favor de ajuntar e analisar montanhas de dados, para com eles fazerem as melhores escolhas possíveis. Gostam de trabalhar em planos detalhados para terem certeza de que tudo acerca das bases foi verificado e que a visão se tornará em realidade. São fomentadores e moldadores da visão. Sua contribuição é criar meio prático de transformar a idéia atrativa de um futuro preferível em um plano de ação, para tornar esse futuro realidade. Fazem essa contribuição examinando meticulosamente a realidade – pessoas, organizações, situações, idéias, atividades – para tirar conclusões que os ajudarão a facultar a visão. Tendem a ser bastante completos em suas explorações. Não hesitam em fazer as perguntas difíceis. Não se importam em criar controvérsia porque querem entender. Tendo posse dos fatos, os líderes estratégicos são propensos a desenvolver soluções criativas, embora, às vezes, complexas.É raro encontrar um líder estratégico que esteja perdido em explicar algo. Os líderes estratégicos quase sempre se preparam em demasia para as reuniões. Se você lhes fizer uma pergunta , é provável que receba mais detalhes do que possa lidar. Têm a tendência ao perfeccionismo, o que os faz descumprir prazos finais.Esse líder é bom com informações.
c) O Líder Formador De Equipe
Nenhum grupo pode obter sucesso se não trabalhar em equipe. O líder formador de equipe identifica e procura as pessoas apropriadas, determina os talentos e habilidades, une-as em unidades de trabalho complementares e fornece a energia emocional que as mantém em operação. Os líderes formadores de equipe vêem os objetivos como um quebra-cabeça gigantesco, e cada indivíduo como uma peça que procura o seu lugar apropriado. A função desse líder é ajudar as pessoas a achar, desfrutar e ter sucesso nesse lugar. Ele organiza as pessoas em torno de uma causa comum. São inveterados estabelecedores de redes de contatos. Estar com as pessoas os anima, as pessoas ficam animadas com a presença deles; têm uma personalidade otimista, perspectiva elevada e comportamento encorajador. Depois de passar um tempo com um líder formador de equipe você se sente ouvido, compreendido e amado por um amigo de confiança.Líderes formadores de equipe exploram seu carisma e popularidade para motivarem as pessoas a se envolverem e a darem o melhor de si. Ao se concentrar em combinar as habilidades das pessoas com as tarefas em vista e com as pessoas que possuem as habilidades complementares, estes líderes produzem vários grupos de trabalhos eficazes que produzem resultado significativos relacionados com a visão.Os Líderes formadores de equipe tem a tendência de não focar os detalhes e não observar o que foi posto no papel – designação de tarefas, planos de ação, orçamentos e outros. Outro problema é que a sua força melhor – relacionamentos – investindo muito em pessoas que não saem do chão. Se estafam com muita freqüência e sua desatenção em estruturar e dar recursos à administração às vezes estafam as pessoas também.Esse líder é bom com pessoas.
d) O Líder Operacional
Seu forte é liderar pessoas mediante o desenvolvimento de sistemas em torno da visão, recursos e oportunidades disponíveis, criando novas rotinas que maximizam o que quer que tenham de trabalhar e levem em contam aonde querem ir.São eles que ligam as contribuições de todos os outros líderes. Seus esforços provêem estabilidade, prognóstico e consistência.Deve ser feita uma distinção entre líderes e administradores. Os administradores tendem a manter e melhorar o que existe, mas os líderes operacionais criam novas oportunidades e soluções que resultam em inovações.Os líderes operacionais podem ser muito benquistos, mas normalmente são muito retraídos e evitam chamar atenção sobre si próprios. Inventam sistemas que fazem as coisas funcionarem sem dificuldades. Eles iniciam, coordenam, integram, facilitam, avaliam e aumentam os esforços das pessoas. Seus inimigos são a ineficácia, as pontas soltas, os desarranjos de comunicações, o transbordamento de custos, os prazos finais não cumpridos e as crises legais. São pensadores muito concretos e dedicam tempo aos tipos de detalhes práticos que os outros três tipos ignoram, mas que são fundamentais.Por focalizar diariamente nos detalhes operacionais, ele se comporta mais como um administrador do que líder. Este líder, por natureza, antipatiza o conflito. A fim de evitar extrema luta emocional, ele podem se render facilmente. Para manter a motivação evita entregar más notícias. Muitas vezes espera que as coisas sejam resolvidas por si mesmas da melhor forma.Esse líder é aquele que domina o processo.
III. CONCLUSÃO
Definitivamente ninguém é a “solução dada por Deus para o mundo”. Portanto, ninguém pode liderar eficientemente um grupo ou uma igreja sozinho. Entretanto, todo o líder deve saber recrutar seus co-líderes e ter espírito de equipe, para que os resultados sejam eficazes.Deus conta com cada um de nós, na área que Ele chamou, para realizar a Obra-de-Deus na Terra.
Citando C. S. Lewis:“Certamente você realizará o propósito de Deus, não importa como esteja agindo. Mas faz diferença se você serve como Judas ou João”.
Nos laços do Calvário,
Joary Jossué Carlesso
Secretário-executivo, Coodenador do Depto. de Discipulado e do Projeto Doe Suas Férias para Cristo na Assembléia de Deus em Fraiburgo – SC. Professor de EBD da classe Juvenis e Relações Públicas da Juadfrai.
e-mail: joaryjc@ig.com.br
msn: joaryjc@hotmail.com
flog: www.flogao.com.br/joary
orkut: comunidade Juadfrai
IV. REFLEXÃO
O único líder que teve todas essas aptidões foi Jesus Cristo. O Senhor Jesus liderava através do amor. Ele disse: “Amem-se uns aos outros como Eu amo vocês” (João 15.12 BLH). Como Jesus amava?- Amava ouvindo- Amava falando- Amava agindo pacientemente- Amava compreendendo- Amava ajudando- Amava perdoando- Amava convivendo com as diferenças- Amava sempre, embora não agradasse sempre- Amava a todos, ainda que não agradasse a todos- Amava pessoas, contrariando os que usam pessoas e amam coisasDoação é a síntese máxima de todas as expressões do amor de Jesus:“Conhecemos o amor nisto; que Ele deu sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos” (1João 3.16 BLH).V. BIBLIOGRAFIA
BARNA, George. Desperte o Líder que há em você. Ed. CPAD. 2004.
GABRIELLI, Gerson. Manual do Líder. Produção Independente.
APOSTILA. 5ª Conferência da Escola Dominical. Florianópolis 2003. Paginas 12 e 13.
MINISTRADA EM LAGES - SC - SETEMBRO DE 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
bom comeco
Postar um comentário